Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana. – Expresso Rondonia
sábado, 24 maio, 2025
Expresso Rondonia
  • Início
  • Polícia
  • Economia
  • Política
  • Educação
  • Cidades
  • Brasil
Nenhum Resultado
View All Result
  • Início
  • Polícia
  • Economia
  • Política
  • Educação
  • Cidades
  • Brasil
Nenhum Resultado
View All Result
Expresso Rondonia
Nenhum Resultado
View All Result

Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana.

Projeto de lei prevê regulamentação das redes sociais.

Daniela Fraga Campos por Daniela Fraga Campos
24 de abril de 2023
em Política
Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana.

Brasília (DF) - Os veículos de comunicação do Senado lançam campanha contra as fake news. A intenção é conscientizar cada cidadão da importância de não divulgar notícias falsas. Foto: Pedro França/Agência Senado

CompartilharTwittarCompartilhar

A Câmara dos Deputados pode votar na quarta-feira (26) a urgência e o mérito do projeto que trata do combate às fake news e regulamenta as redes sociais. O texto, que tramita desde 2020, está em negociação com o relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). O parecer pode ser entregue nesta segunda-feira (24) ou terça-feira (25).

Ele trata, por exemplo, de responsabilização, transparência, monetização e impulsionamento de conteúdo. Na prática, a proposta fala em moderação: pretende ampliar a lista de conteúdo que deve ser retirada do ar antes de uma determinação judicial, segundo o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Regulação de Plataformas do Comitê Gestor da Internet, Henrique Faulhaber.

“Quando se fala em regulação de plataformas, agora, é para criar uma lista maior de temas que o provedor deve, com o chamado dever de cuidado, fazer intervenções, moderando conteúdo, mesmo antes da ordem judicial. O que teria que ser incluído seria incitação ao ódio, terrorismo e ataques à democracia”.

O projeto estabelece o que é uma conta identificada ou uma inautêntica (aquela que simula a identidade de outra pessoa para enganar o público), rede de distribuição artificial ou uma conta automatizada (gerida por programa de computador, robôs) e também define a respeito de encaminhamento em massa de mensagens (enviadas por mais de cinco usuários no intervalo de até 15 dias para múltiplos destinatários).

O texto trata ainda das responsabilidades dos provedores. O coordenador Henrique Faulhaber ressalta que a proposta não pretende censurar as redes sociais. “Em um assunto que envolve opinião, você não pode deixar à critério das empresas de tirarem do ar aquilo que elas acham que podem dar multa, e, com isso, criar censura”.

A proposta prevê, ainda, a criação de um Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet, composto por 21 conselheiros – entre eles, representantes do Legislativo, do Conselho Nacional de Justiça, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e da sociedade civil.

Mesmo com a possibilidade da votação da urgência e do mérito nesta semana, o texto não é unanimidade na Câmara. Parlamentares de partidos como PSOL, PDT e União Brasil apresentaram requerimentos para a criação de uma comissão especial, com isso, o texto seria debatido por mais tempo pelos deputados federais.


Fonte: Agência Brasil
Post Anterior

MP obtém condenação de dois responsáveis por roubos em série em município de RO.

Próximo Post

Em Rondônia, PRF realiza apreensão de medicamentos em desacordo com a legislação.

Próximo Post
Em Rondônia, PRF realiza apreensão de medicamentos em desacordo com a legislação.

Em Rondônia, PRF realiza apreensão de medicamentos em desacordo com a legislação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Açai
anuncie
Anuncie
anuncie

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

Nenhum Resultado
View All Result
  • Início
  • Polícia
  • Economia
  • Política
  • Educação
  • Cidades
  • Brasil

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas