No dia 1º de junho é comemorado o dia mundial do leite, tal data foi nomeada pela Organização das Nações Unidas-ONU, para reconhecer a importância do leite como um alimento global, no qual vem sendo celebrado desde 1º de junho de 2001.
Essa data também foi criada para chamar a atenção da comercialização do produto, comercialização que vem passando por um momento muito difícil, devido à pandemia do coronavírus que se instaurou no país e no mundo neste ano de 2020, por um lado à indústria diz não está conseguindo vender os produtos que são derivados do leite como outrora, e do outro, os produtores estão passando por um momento muito complexo, devido o valor muito baixo pago a eles a partir da matéria prima recolhida pelas indústrias, matéria prima que é considerada muito rica, sendo fonte de economia para muitos municípios.
A desvalorização esta causando um alvoroço em várias cidades, muitos são os produtores que estão fazendo greve, e não estão entregando o leite para os laticínios, no dia 30 de maio a Juíza Simone de Melo, pertencente à Comarca de Alvorada do Oeste-Ro, determinou que os grevistas não pudessem impedir a circulação de veículos leiteiros nas rodovias de Rondônia, pois muitos produtores rurais estavam fechando as estradas impedindo assim, caminhões de recolherem o leite in natura, das pessoas que não aderiram à greve, como informou o site Urupá 190 em sua matéria no dia 31 de maio,
No entanto a quem fique a favor da paralisação e a quem está contra, pois os favoráveis segundo populares poderão fazer com que o produto e também os produtores, sejam reconhecidos e valorizados, já os contra acreditam que tal ato vai favorecer ainda mais as indústrias que comercializa devido já terem muitos produtos estocados para distribuição,
O governo também vem buscando dialogo com o produtor rural para evitar a crise no setor, como foi demonstrado na matéria apresentada em nosso site, tendo como fonte: Secom-ro, o Secretário de Agricultura do Estado o Sr. Evandro Padovani ressaltou: “As notícias de paralisação por parte dos produtores rurais são preocupantes por conta do abastecimento do produto, mas reconhecemos o direito do produtor em relação ao destino de sua produção, no entanto pedimos que evitem o fechamento de vias ou impedimento de trânsito de veículos, pois entendemos que o diálogo ainda é o melhor caminho para soluções conjuntas de crises como a que estamos vivendo”.
Uma campanha foi lançada nas redes sociais pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), no qual tem como finalidade valorizar a atividade em meio à pandemia, e ainda fomentar o consumo do produto, bem como seus derivados. Muitos têm sido os adeptos a campanha, onde surgiu também o desafio BEBA+LEITE de RONDÔNIA PRO LEITE, com a #valorize_rondônia_vivo_e_compro_produtos_daqui! até mesmo o Secretário de Agricultura do Estado o Sr. Evandro Padovani, o Representante da Seagri na região Central o Sr. Jeremias Oliveira participaram do desafio.
Secretário de Agricultura do Estado o Sr. Evandro Padovani
Representante da Seagri na região Central o Sr. Jeremias Oliveira